Audiência na Comissão de Direitos Humanos celebra o Dia Mundial da Hemofilia

Notícias Do Mundo

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) realizará uma audiência pública em celebração ao Dia Mundial da Hemofilia, que acontece anualmente em 17 de abril desde 1989. O evento está agendado para esta quarta-feira (26) às 10h. A data tem como objetivo homenagear Frank Schnabel, fundador da Federação Mundial de Hemofilia, que nasceu em 17 de abril de 1926.

O requerimento para a audiência (REQ 11/2023) foi apresentado pelo presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS). Segundo o senador, a audiência pública foi sugerida pela Federação Brasileira de Hemofilia (FBH) e tem como objetivo identificar as melhorias necessárias nas políticas públicas para promover uma melhoria efetiva na qualidade de vida das pessoas com hemofilia.

Fonte: senado

A audiência contará com a presença da presidente da Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), Tania Maria Onzi Pietrobelli, e da coordenadora-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Joice Aragão. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) também foi convidada para participar. Além deles, estarão presentes o presidente da Federação Mundial de Hemofilia, Cesar Alejandro Garrido, o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim, e a presidente do Comitê de Assessoramento Técnico Científico da FBH, Melina Swain.

Fonte: Sesab

A audiência será realizada no Plenário 6 da Ala Senador Nilo Coelho e terá um formato interativo, permitindo a participação do público. Dúvidas, críticas e sugestões podem ser enviadas à comissão por meio do portal e-Cidadania ou pelo telefone 0800 0612211.