“Conselhão” de Lula destaca a importância da reforma tributária para o país

Notícias Políticas


“Conselhão” de Lula instala comissão temática para discutir reforma tributária e assuntos econômicos

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável, conhecido como “Conselhão”, iniciou os trabalhos de uma nova comissão temática voltada para questões econômicas. O objetivo dessa comissão é promover discussões sobre temas relevantes para a economia do país e estabelecer diálogos com diversos setores da sociedade, abordando assuntos como a reforma tributária e a melhoria do ambiente de negócios.

A primeira reunião dessa comissão ocorreu na manhã desta segunda-feira (3/7) e contou com a participação do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Além dele, estiveram presentes o secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, e o secretário da reforma tributária, Bernard Appy, que representaram o ministro da Fazenda Fernando Haddad. Vale ressaltar que o ministro cancelou todos os compromissos agendados devido ao falecimento de sua mãe, dona Norma Theresa Haddad.

Fonte: UOL


Padilha destaca importância da semana intensa e decisiva no Congresso Nacional

Durante a primeira reunião da comissão temática do “Conselhão”, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ressaltou a importância do momento atual, que combina o encerramento do primeiro semestre com o início de uma semana intensa e decisiva no Congresso Nacional. Nesta semana, estão previstas votações importantes, como o Projeto de Lei do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), a nova regra fiscal e a reforma tributária.

Padilha destacou que essa é uma oportunidade para estabelecer diálogos com o Ministério da Fazenda, permitindo que os conselheiros possam discutir essas questões não apenas para a pauta desta semana, mas também para contribuir com a recuperação do ambiente econômico do país. É um momento de diálogo e busca por soluções que impulsionem a economia brasileira.

Fonte: Wiki


Importância da adoção do novo IVA e revisão do PIB são destacados na reunião

Além do ministro Alexandre Padilha, outros representantes do Ministério da Fazenda fizeram discursos durante a reunião da comissão temática do “Conselhão”. O secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, ressaltou a importância de votar e aprovar a adoção do novo Imposto Sobre o Valor Agregado (IVA) de natureza dual antes do recesso parlamentar. Ele enfatizou que corrigir as distorções no sistema tributário brasileiro é um desafio que requer ajustes significativos.

O secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, também representando o Ministério da Fazenda, destacou as políticas desenvolvidas pelo governo durante o primeiro semestre e ressaltou a revisão do Produto Interno Bruto (PIB) para cima. Ele afirmou que a realidade tem mostrado que as projeções do governo estão se confirmando, e que o cenário econômico do país está mais próximo de um crescimento entre 2,5% e 3% neste ano, em comparação com as expectativas iniciais do mercado.

O Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira reforçou as expectativas positivas, apresentando um aumento na previsão de crescimento da economia brasileira para 2,19% em 2023 e 1,28% em 2024. Esses dados reforçam o otimismo em relação à recuperação econômica do país.