Dia Mundial da Água: DAE promove conscientização para preservação

Notícias Do Mundo

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22), Jundiaí tem motivos para comemorar. A cidade é reconhecida por sua segurança hídrica e é considerada uma referência nacional em saneamento. Com índices impressionantes, Jundiaí atinge 99,07% de atendimento em redes de água, 98,23% em redes de esgoto e todo o esgoto coletado é tratado, alcançando 100% de tratamento. Esses números refletem o compromisso da cidade com a preservação dos recursos hídricos e o cuidado com o meio ambiente.

Fonte: jundiai

Apesar da situação segura em relação ao abastecimento de água, é fundamental que a população de Jundiaí continue a utilizar esse recurso de forma consciente. Para promover essa conscientização, a DAE Jundiaí realiza campanhas anuais e programas educacionais, com destaque para o Águas de Jundiaí. O programa, que também é o tema da campanha atual da empresa em celebração ao Dia Mundial da Água, levou informações sobre saneamento a mais de cinco mil estudantes somente em 2022.

Além disso, a DAE compartilhou esse conhecimento com os visitantes do complexo de parques administrado pela empresa, como o Parque da Cidade e o Mundo das Crianças. Nesses locais, são realizados projetos como a Sala Verde e a contação de histórias, além de visitas guiadas, alcançando um total de 50 mil alunos da rede municipal que receberam gibis educativos produzidos pela DAE.

O diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho, destaca a importância de cada cidadão refletir sobre o uso racional da água e adotar ações simples em casa, como evitar banhos demorados. Ele ressalta que Jundiaí possui um planejamento consistente, seguido por administração após administração, que garante a segurança hídrica da cidade, mas ressalta que o consumo consciente deve ser uma prática constante.

Fonte: Casacor

O programa Águas de Jundiaí tem início na sede administrativa da empresa, onde os participantes têm a oportunidade de assistir a uma palestra sobre saneamento no Auditório Planeta Água. Em seguida, o grupo segue para a visita à Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) e, posteriormente, à Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Novo Horizonte, que é operada pela Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ).

O percurso completo tem a duração aproximada de três horas. Durante esse trajeto, os participantes têm a oportunidade de conhecer de perto o processo de tratamento de água e esgoto, proporcionando uma experiência educativa e enriquecedora sobre o sistema de saneamento da cidade.