Izabela Campos, atleta do CTE, representará o Brasil no Mundial de Atletismo em Paris

Notícias Do Mundo

Izabela Campos, atleta de 42 anos do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, está pronta para representar o Brasil no próximo Mundial de Atletismo. A competição acontecerá em Paris, na França, de 8 a 17 de julho. Izabela competirá na categoria F11, destinada a atletas com deficiência visual quase total, e participará das provas de arremesso de peso e lançamento de disco, em que é especialista.

Ela fará parte de uma delegação composta por outros 53 paratletas e 11 atletas-guias, que estarão presentes no evento como preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris em 2024. Desde 2014, Izabela faz parte do Projeto de Esporte Paralímpico do CTE, que conta com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Ministério do Esporte, sob a coordenação da professora Andressa Mello.

“A expectativa para Paris é a melhor possível. Continuo trabalhando para alcançar e melhorar minhas marcas. Estou muito feliz e agradeço a todos que, de alguma forma, me ajudaram. Treino no CTE/UFMG de segunda a sábado, durante o período da manhã, e posso garantir que todo o esforço vale a pena”, comenta entusiasmada a atleta.

Desejamos a Izabela Campos todo o sucesso no Mundial de Atletismo em Paris, e que sua participação inspire outras pessoas com deficiência a perseguir seus sonhos esportivos. Estaremos torcendo por ela e por toda a equipe brasileira durante o evento.

Fonte: Wiki


Aos 6 anos, Izabela contraiu sarampo, o que resultou na perda progressiva de sua visão até que, aos 15 anos, ela ficou completamente cega. Aos 21, ela começou a praticar atletismo com o objetivo inicial de perder peso. Inicialmente, ela se dedicou a corridas de 5.000 metros, 1.500 metros, 800 metros e 400 metros, mas foi nas provas de campo que ela encontrou sua verdadeira identificação. Sua primeira convocação foi para os Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012.

“O esporte foi um ponto de virada em minha vida. Tudo o que tenho e tudo o que aprendi foi através dele. Às vezes, me pego pensando no que seria de mim se eu não tivesse começado no atletismo. Alguns pensamentos vêm à mente, mas nenhum deles me leva aos lugares e experiências que o esporte me proporcionou. Ele me transformou em uma pessoa melhor em todos os aspectos da minha vida”, avalia Izabela.

No mês passado, Izabela conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo: uma no Arremesso de Peso Classe F11, com a marca de 10,12m (recorde da competição), e outra no Lançamento de Disco Classe F11, com a marca de 33,98m. Prestes a disputar sua quarta Paralimpíada, Izabela já foi medalhista nos Jogos Rio 2016. Seu currículo inclui participações no Grand Prix de Atletismo Paralímpico em Marraquexe (2022), em dois Jogos Parapan-americanos e em cinco edições do Mundial de Atletismo.

Com sua determinação e talento, Izabela Campos é um exemplo inspirador de superação e conquistas no esporte paralímpico. Estamos ansiosos para ver sua performance no próximo Mundial de Atletismo e desejamos a ela todo o sucesso em sua jornada esportiva.

Izabela Campos possui uma impressionante lista de conquistas em sua carreira no atletismo paralímpico. Dentre suas principais realizações, destacam-se a medalha de bronze no lançamento de disco no Mundial de Dubai em 2019, a medalha de ouro no lançamento de disco, além das medalhas de bronze no lançamento de dardo e arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos de Lima em 2019.

Em outras competições importantes, Izabela conquistou a medalha de prata no lançamento de dardo e o bronze no lançamento de disco no Mundial de Londres em 2017. Nos Jogos Paralímpicos do Rio em 2016, ela conquistou a medalha de bronze no lançamento de disco. No Mundial de Doha em 2015, Izabela garantiu a medalha de bronze no lançamento de disco. Nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto em 2015, ela levou o ouro no lançamento de disco e a prata no arremesso de peso. Já no Mundial de Lyon em 2013, conquistou a medalha de bronze no arremesso de peso.

Essas conquistas demonstram a habilidade, a dedicação e a determinação de Izabela Campos em sua jornada no atletismo paralímpico. Ela é uma referência inspiradora para outros atletas e um orgulho para o esporte brasileiro. Estamos ansiosos para ver suas futuras conquistas e torcer por seu sucesso contínuo.