Policiais Penais são criticados por participarem de operação externa em vez de estarem nas penitenciárias

Notícias Policiais

A participação de policiais penais em uma operação externa, em vez de estarem nas penitenciárias, tem gerado críticas e levantado questionamentos sobre a falta de pessoal para as tarefas dentro do sistema prisional. Um vídeo divulgado recentemente pela policial Luana Lima, da 11ª Risp de Montes Claros, mostra a sua presença em uma “operação integrada com as demais forças de segurança” durante a 49ª Expomontes, um importante evento agropecuário do Norte de Minas. A presença de guarnições bem equipadas, viaturas e farto armamento, juntamente com a ausência dos policiais penais em seus postos nas penitenciárias, tem causado insatisfação e questionamentos por parte da sociedade.

Policiais militares, que possuem conhecimento da legislação que regula as funções da segurança pública, incluindo a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Penal, consideraram a participação destes últimos em uma operação externa como um desvio de finalidade.

Fonte: Wiki

A responsabilidade constitucional da Polícia Penal é garantir o bom funcionamento do sistema penal, o que levanta questionamentos sobre a ausência de pessoal nas penitenciárias. Não se tem informações sobre se a operação tem como objetivo a captura de fugitivos do sistema prisional. No entanto, é preocupante constatar, por meio do vídeo divulgado, que a Polícia Penal está com falta de efetivo para cumprir suas funções constitucionais, enquanto ocupa outras funções que não lhe são atribuídas.

Fonte: Wiki